DIACONATO

 
O objetivo da vida cristã é servir a Deus e aos irmãos com o seu melhor, e o diaconato tem um papel importante neste processo, pois, ele é o exemplo vivo disso. A palavra geralmente traduzida como "servir" é a palavra grega diakoneo, que significa literalmente "na sujeira ou pessoas de pés sujos". Refere-se a um atendente, garçom ou pessoa que ministra a outra. Desta palavra tiramos a palavra diácono.
“E tudo o que vocês fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”. (Cl 3.23)
Somos servos do Senhor que nos libertou da escravidão ao pecado e nos deu o privilégio de sermos propriedade exclusiva dEle.  Exatamente por isso é que devemos fazer todas as coisas com excelência - não só as coisas relacionadas ao culto e à Igreja, mas também nossas atividades profissionais e seculares.
A excelência em tudo que fazemos é o mandamento. Somos servos de Jesus Cristo e por isso devemos zelar pelo bom procedimento e pelo bom testemunho em tudo que fazemos.
Servir humildemente e com excelência é o que nos destaca junto ao Senhor, conforme o próprio Jesus ensinou aos apóstolos em Mateus: "O maior dentre vocês será servo de vocês".
O servir nos molda e faz mais adaptados ao padrão que Jesus deixou a sua Igreja.